Resenha: Onde estavam meus olhos - Sacolinha, Editora Vasto Mundo

 Sobre o livro:




Sinopse: Quando se chega nesse momento, não é porque você se acostumou a sofrer e nem que a vida passou a pegar mais leve. É porque você já aprendeu tanta coisa e já adquiriu tanta experiência, que as pancadas não doem tanto, por vezes nem machucam, já que você sabe lidar com elas ou se esquivar. Até bater você aprendeu.” Nesse novo livro do escritor Sacolinha, o 10º da carreira e o II volume da trilogia da leveza, o autor dá sequência às ideias iniciadas no livro “Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser”. Além dos novos assuntos como “Educação financeira” e “Naturopatia” as crônicas desse “Onde estavam meus olhos?” vêm com um olhar mais potente, provocador e desafiador. Você leitor, está preparado?

Resenha: "Onde estavam meus olhos: Ainda sobre leveza" é o mais novo lançamento de Sacolinha (Ademiro Alves), com publicação pela Editora Vasto Mundo. Ele também é autor das seguintes obras: Brechó, meia-noite e fantasia; Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser e Entre amar e morrer, eu prefiro sofrer, aos quais já tive a oportunidade de conferir também. Inclusive, já tem resenha desses títulos por aqui (tanto no blog quanto no feed do instagram).

Esse é o segundo título da trilogia "Leveza", sendo que o primeiro é o "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser". Em suas novas perspectivas, é possível ter compreensões interessantes demais a respeito dos fundamentos contextualizados.

"Vivemos um momento em que ninguém mais ouve. Todo mundo quer falar ou gritar o seu ponto de vista, sem dar a chance de ouvir um outro argumento. E assim se perde a oportunidade de, talvez, criarem ambos, uma terceira opinião, ou mesmo de aprender algo novo. Às vezes, vale somente saber o ponto de vista do outro e se calar. Porque o mundo está cheio de pessoas carentes em busca de um protagonismo, de um microfone. Ou porque não vale a pena gastar seu tempo, sua saliva e seu conhecimento expondo algo que não será absorvido."

De fácil interpretação, a leitura é rápida e muito expressiva, garantindo boas reflexões no decorrer dessas páginas. Seu ponto de vista dá abertura para debates relevantes, em especial por conter tantas verdades no meio das entrelinhas.


Sacolinha aproveita de situações pessoais de seu cotidiano para fazer comentários, perguntas e explanar sobre sentimentos, ações e suas consequências. Esse é o principal diferencial nas obras dele: fazer despertar a atenção coisas que são consideradas leves, mas que tem muito a oferecer, e também ensinar.

"O despertador te tira da zona de conforto. O educador, também".

As palavras do escritor são bem objetivas, leves e determinantes, dentre outras qualidades consideradas essenciais num texto para se tornar marcante. Não seria diferente nesse caso, onde a narrativa é o principal destaque para deixar o leitor totalmente envolvido em tudo que é abrangido.

Que tal adentrar em um livro que te convida a pensar e ter novas perspectivas?

Classificação: 4/5

Comentários